Nadando contra a maré

Nadando contra a maré

O Projeto Raias da Guanabara tem como objetivo familiarizar a comunidade local com a população de raias que a turbidez das águas da Guanabara ainda esconde e com isso, desenvolver uma conscientização em direção a preservação desses animais e de todo ecossistema em que estão envolvidos. Para ajudar a suprir as lacunas que ainda existem no conhecimento acerca da vida marinha da Baía de Guanabara, o IMU busca realizar expedições em suas águas, e assim documentar as belezas que ainda resistem nesse ambiente.

Apesar de existirem no planeta a mais de 400 milhões de anos, por conta de uma exploração que desconhece o ciclo de vida e de reprodução desses animais, diversas espécies de raias sofrem o risco extinção. Por isso, além de promover estudos e observações da vida marinha, o Projeto também prevê a realização de ações de educação ambiental e de mobilização social, como uma maneira de trazer a população junto na luta da preservação desses belos animais.

O homem só preserva aquilo que conhece e infelizmente estamos perdendo nossa herança sem ter tido a chance de conhecê-la.
Quantas espécies de raias ainda existem na Baía de Guanabara?
Ajude-nos a responder essa pergunta, participe!