Documentário Rios Urbanos

Dia 29 de Junho de 2022 – Estreia do Documentário “Rios Urbanos”
Pavilhão do Conhecimento – Lisboa, Portugal, às 20:00 (horário local)
Direção: Ricardo Gomes

Junte-se a nós no lançamento de Rios Urbanos!

O evento de lançamento terá início às 20h do dia 29 de junho, com uma recepção de boas-vindas, seguida da exibição de “Rios Urbanos” (em português, com legendas em inglês). Após a exibição, Ricardo Gomes, biólogo marinho brasileiro que produziu o documentário, bem como representantes das organizações e comunidades portuguesas envolvidas na realização do filme vão responder a perguntas do público.


Para se inscrever no evento, acesse o link abaixo:
https://my.forms.app/mairacavenago/urban-rivers-subscription

Realização

LOGO-IMU

Em parceria com:

Sobre o Documentário: A natureza dos rios que nos cercam e dos quais somos dependentes e o meio urbano da vida econômica, política e social possuem uma interdependência muito maior do que somos capazes de dimensionar. Na contramão dos documentários sobre natureza que enfocam o selvagem, o exótico e o distante, “Rios Urbanos” ressalta a interligação destes dois mundos e a extensa biodiversidade tão próxima a centros urbanos, que para os olhos de muitos apenas estaria presente em locais distantes.

Da firmeza das calçadas de concreto e autopistas, temos pouca consciência de que toda a vida na terra evoluiu da vida sob a água e ainda hoje toda a vida na terra depende diretamente da vida aquática: desde a água que utilizamos para tudo, o peixe que é alimento básico de milhões de famílias, passando pelas atividades econômicas das mais variadas como a pesca, o estudo científico, o turismo, o esporte e a fotografia, e chegando até as algas que são as maiores responsáveis pela produção de oxigênio. Apesar de seu papel fundamental na manutenção da vida na terra, o oceano sofre cada vez mais com os impactos causados pelo ser humano, através da poluição que degrada constantemente estes ecossistemas, a exploração excessiva dos recursos naturais (sejam eles vivos ou não), além da introdução de espécies não-nativas.

Precisamos encarar os nossos rios como uma extensão do Oceano e como um pilar que permite a vida na Terra. Sendo assim, o principal objetivo do filme “Rios Urbanos” é mobilizar o espectador para que ele se torne um agente de mudança em prol da sustentabilidade.